Com projeções de safra recorde 2024/25 empresa intensifica ações de atualização dos equipamentos medidores de umidade
As primeiras projeções da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a safra de grãos na temporada 2024/2025 apontam 322,47 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 8,3% em relação à safra anterior. Se confirmada, esta será a maior safra registrada pela Conab, resultado que reforça o papel estratégico do Brasil na produção mundial de grãos. Com esse cenário, a preparação da cadeia produtiva se torna fundamental para garantir a eficiência, segurança e confiabilidade no processo de comercialização de grãos.
Em resposta a essa demanda crescente, a Loc Solution, principal responsável pela marca Motomco de medidores de umidade, intensificou suas ações de atualização dos equipamentos. No último mês, a empresa realizou melhorias em diversos aparelhos usados nos laboratórios de Metrologia da Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul, da Superintendência do Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade de Goiás e do Instituto de Metrologia e Qualidade de Minas Gerais.
“Essas atualizações buscam reforçar a precisão e confiabilidade dos dados sobre a umidade dos grãos, fator essencial para garantir a transparência nas transações comerciais do setor agrícola”, afirma Roney Smolareck, engenheiro agrônomo da Loc Solution.
Luiz Marcelo Scalioni, diretor do Instituto de Metrologia e Qualidade de Minas Gerais, destaca que a manutenção dos medidores de umidade é uma etapa crítica para garantir que os equipamentos atendam aos padrões exigidos pela legislação metrológica. “A manutenção regular dos equipamentos é essencial para que os medidores operem dentro dos erros máximos admissíveis, proporcionando uma maior precisão nas medições”, explica Scalioni.
Luciana Boni Cogo, diretora Técnica da Agência Estadual de Metrologia de MS, acrescenta que a precisão dos medidores de umidade atualizados evita distorções nos resultados e possíveis prejuízos para produtores e compradores. “A manutenção regular contribui para uma operação de compra e venda transparente, garantindo que o equipamento esteja dentro dos parâmetros estipulados pelas normas. Um erro de apenas 1% em medições poderia causar uma perda significativa em transações de grande escala”, comenta Luciana.
Para Bruno Gregório Menita, pesquisador e tecnologista em Metrologia e Qualidade da Superintendência de Goiás do INMETRO, a atualização das curvas de umidade nos instrumentos é essencial. Ele reforça que a precisão das medições assegura a conformidade dos equipamentos com a legislação do INMETRO. “Os benefícios principais são a confiabilidade dos resultados, que impactam diretamente as transações comerciais, além da conformidade do instrumento à legislação, evitando reprovações em verificações metrológicas ou fiscalizações dos órgãos reguladores”, afirma Menita.
As atualizações dos equipamentos consistem na substituição dos aparelhos por modelos mais recentes, instalação de novos componentes e atualização de softwares.
A conformidade dos aparelhos com a Portaria nº 47, de fevereiro de 2022, é um ponto central do processo. A medição de umidade dos grãos deve ser precisa, pois, essa variável afeta diretamente a qualidade do produto durante a colheita, transporte e armazenamento. O controle da umidade não só assegura o armazenamento adequado, mas também influencia no valor dos grãos. “Conhecendo o teor de umidade, facilita-se o processo de transbordo, comercialização e definição de preço”, explica, Roney Smolareck, acrescentando que os medidores de umidade da Motomco são projetados para atender uma ampla gama de culturas, incluindo soja, milho, trigo e feijão.
Loc Solution/Motomco – A Loc Solution, com sede em Curitiba, é a detentora da marca Motomco de medidores de umidade de grãos. A empresa fabrica, comercializa e aluga os equipamentos, sendo referência em diversas regiões agrícolas do país. De origem canadense, a Motomco é líder nacional no segmento de medidores de umidade de grãos. Mais informações podem ser encontradas em motomco.com.br.