Parceria entre Motomco e UEM fortalece formação prática em Engenharia Agrícola

Empresa fez a doação à universidade de equipamentos voltados ao controle de qualidade de grãos armazenados

A colaboração entre empresas e instituições de ensino pode gerar impactos positivos para o desenvolvimento científico e para o setor produtivo. Um exemplo recente dessa interação ocorreu no Departamento de Engenharia Agrícola (DEA) do Câmpus Regional do Arenito (CAR) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em Cidade Gaúcha. A Loc Solution, empresa que detém a marca Motomco de medidores de umidade de grãos, com sede em Curitiba (PR), realizou a doação de equipamentos voltados ao controle de qualidade de grãos armazenados.

Os novos equipamentos incluem um medidor de umidade de grãos, um quarteador de amostras, kits para determinação de peso hectolitro e peneiras de classificação, além de um amostrador para produtos a granel. Esses instrumentos são fundamentais para garantir a qualidade dos grãos desde a colheita até o armazenamento.

O professor e engenheiro agrônomo Rafael de Almeida Schiavon, do DEA, destacou a relevância da iniciativa para o curso de Engenharia Agrícola. Ele informou que cerca de 80% dos formandos da UEM têm ingressado no mercado de trabalho, sobretudo no setor de pós-colheita, uma área em expansão. Segundo ele, os novos equipamentos permitirão uma formação prática mais robusta, conectando os alunos às demandas reais do mercado.

“Esses equipamentos são essenciais para fortalecer o processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para a formação de profissionais altamente qualificados, que estão sendo cada vez mais requisitados pelo mercado”, afirmou Schiavon.

Roney Smolareck, engenheiro agrônomo da Loc Solution/Motomco, responsável pela entrega dos equipamentos, destacou que a doação é uma maneira de a empresa retribuir à sociedade e apoiar a formação de futuros profissionais. “Apoiando instituições como a UEM, contribuímos para preparar profissionais que impulsionarão o avanço da agricultura no Brasil”, disse.

O evento de entrega também contou com uma palestra ministrada por Smolareck sobre qualidade de grãos e o uso adequado dos novos equipamentos, proporcionando aos acadêmicos uma oportunidade de aprofundar seus conhecimentos.

Além do professor Schiavon e Roney Smolareck, estiveram presentes no evento o diretor-adjunto do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Ferenc István Bankuti; o diretor do CAR, Edmilson Cesar Bortoletto; e o assessor dos câmpus regionais, Altair Bertonha.

Cadastre-se em nossa Newsletter!

Preencha o formulário

plugins premium WordPress