6 motivos pelos quais você precisa de um medidor de umidade de grãos de qualidade

Kakakkaa

1 – Melhorar a eficiência

Antes da invenção do medidor de umidade, os agricultores precisavam examinar minuciosamente seus grãos para determinar se estavam suficientemente secos, ou optar pelo uso de um teste de secagem em forno, o que era demorado e impertinente. Os dois processos demoravam, e havia uma grande margem de erro pelo fato de que as inspeções eram realizadas totalmente de forma visual.

Graças à invenção do medidor de umidade, no entanto, o produtor pode saber, com certeza, se o grão está seco o suficiente para uso, e esse processo é realizado em alguns minutos, economizando tempo. Os novos testadores de umidade de grãos possuem alta tecnologia, o que permite que os resultados sejam compartilhados por meio de seus celulares para comparar os lotes, ou até mesmo resultados do dia a dia.

2 – Leitura de Umidade precisa e confiável

Outro benefício de se utilizar um Medidor de Umidade é que ele fornece uma porcentagem do teor de umidade do grão muito mais confiável do que a simples inspeção visual, já que um grão seco na superfície ainda pode conter umidade por dentro, sendo seu uso capaz de fornecer capacidade para encontrar a umidade escondida de forma precisa.

3 – Controle de Qualidade

Uma das principais razões pelas quais os produtores estão optando por utilizar os Medidores de Umidade é garantir que seus grãos estejam em conformidade com seus próprios padrões de qualidade. Sem um Medidor de Umidade, não há maneira confiável de ter certeza de que um grão está pronto para a colheita, ou mesmo que ele já tem as qualidades necessária para um maior lucro, assim, ele permite que os agricultores tenham o controle da produção e da qualidade dos grãos que estão plantando.

4 – Evitar resíduos e problemas

O mercado atual exige dos agricultores que eles tenham uma alta produtividade, alta qualidade e um baixo custo. No entanto, para isso, eles precisam das melhores ferramentas, que irão ajudar a serem mais lucrativos, como um medidor de umidade, que garante a qualidade do plantio em todas as etapas da produção.

O medidor auxilia na verificação da qualidade das sementes, uma vez que os produtores não querem perder dinheiro e tempo plantando sementes que não irão germinar corretamente E se torna importante também pois verifica o momento correto para a colheita desses grãos, além do verdadeiro teor de umidade no campo, para que os produtores possam calibrar corretamente as colheitadeiras e não tenham problemas.

5 – Prevenir o mofo

Quando se armazenam os grãos, é importante controlar a umidade e ter certeza das condições, já que o mofo adora um ambiente úmido e fresco e deve-se evitá-lo a todo custo. Com o tempo, o mofo pode começar a crescer sobre um grão, ou até mesmo dentro dele, se estiver afetado, o que pode se espalhar e arruinar toda a produção. Assim, utilizando um Medidor de Umidade irá ajudar a controlar também o armazenamento dos grãos.

6 – Economizar dinheiro

Com uma umidade muito alta nos grãos, os produtores têm seus lucros afetados, pois o comprador vai descontar do preço de compra, os custos para secar e processar os grãos. Assim, utilizando um Medidor de Umidade, e evitando que o comprador tenha gasto com mão de obra para que tenha grãos de qualidade correta, os agricultores podem obter uma estimativa maior da lucratividade da sua produção.

Cadastre-se em
nossa Newsletter!

Curtiu o artigo? Compartilhe!