Trigo: a importância do teor de umidade na colheita

Default

Novas tecnologias impulsionam hoje o mundo do agronegócio, o que faz com que o produtor rural caminhe sempre junto com as transformações e evoluções do mercado, para que se alinhe e consiga acompanhar o ritmo de sua produtividade e de seu lucro. Nesse cenário, surgem os novos equipamentos e produtos para apoiar e contribuir com as produções, como os medidores de umidade dos grãos.

Você sabe a verdadeira importância de utilizar esse novo equipamento que está em alta no mercado agro atual?

 Um instrumento que é capaz de medir a umidade dos grãos com exatidão garante, acima de tudo, a comprovação da excelência e da qualidade do produto cultivado. Isso significa também que agregará mais valor à produção e garantirá maiores lucros e reconhecimento sobre os grãos a serem vendidos.

Além disso, é através do equipamento que o produtor consegue verificar seus melhores grãos, de forma que suas safras evoluam com cada vez mais qualidade, e controle genético de excelência.

Controle de umidade do trigo

Nesse contexto, apresentamos então o cultivo e o controle da qualidade do produto grão de muita importância para o agronegócio brasileiro: o trigo. As características relacionadas à qualidade do trigo podem ser divididas em dois grupos principais, sendo o primeiro aqueles de controle genético, como tipo ou qualidade da proteína, dureza do grão, rendimento de moagem, resistência à germinação na espiga e coloração do grão. Já o segundo grupo inclui as características influenciadas por fatores sazonais ou específicos do ambiente, como tipo de solo; rendimento real de moagem; presença de material estranho; infestação por insetos e fungos; e, por fim, mas tão importante quanto, o coeficiente de umidade dos grãos na colheita, que por sua vez pode ser analisado de posse dos equipamentos atuais vendidos para o controle do agricultor.

Além disso, deve-se atentar à qualidade tecnológica do trigo que deve estar de acordo para atender a demanda e as necessidades específicas de cada mercado. Um exemplo são os processadores de alimentos, como padarias e indústrias de massas, que necessitam que a farinha utilizada na produção tenha algumas especificações direcionadas para cada produto final.

Essas especificações acabam variando, no entanto, de acordo com a Embrapa e o teor de umidade indicado para armazenar o trigo colhido é da ordem de 13%, que deve ser indicado por um aparelho profissional para isso. Assim, todo o produto colhido com umidade superior, e que seja destinado para armazenamento, deve ser submetido à secagem. Em lotes com mais de 16% de umidade, sugere-se a secagem lenta, para evitar danos físicos ao grão, lembrando sempre que a temperatura máxima na massa de grãos de trigo não deve ultrapassar 60 ºC, para manutenção da qualidade do produto.

Mas, você sabia que no Brasil, a estimativa de perdas quantitativas de grãos armazenados corresponde a médias anuais de 10%, podendo atingir perda total em alguns armazéns?

No pós-colheita de trigo, ainda segundo a Embrapa, os principais fatores que contribuem para a deterioração e a contaminação são a alta umidade e a alta temperatura, as quais favorecem a proliferação de insetos-praga e fungos, que podem ser prejudiciais à saúde de humanos e de animais. E ainda, dentre as principais causas que colaboram para as perdas quali-quantitativas de grãos destacam-se a carência de estrutura física para armazenagem e a ausência de segregação dos produtos agrícolas de acordo com sua qualidade tecnológica, como abordado no início desse texto.

E é neste ponto que voltamos ao assunto questionado acima, aonde hoje os medidores de umidade são equipamentos tecnológicos altamente eficazes para apresentar o teor de umidade dos grãos com precisão e praticidade de acordo com o objetivo da sua produção, sendo possível ter um melhor controle de qualidade do grão, e aqui neste caso, do trigo, assegurando um bom rendimento no seu cultivo. Se estivermos falando de rentabilidade relacionada ao produtor devemos incluir o texto  INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 38, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2010 -Estabelece e padroniza os critérios técnicos para comercialização do trigo Art. 14. O teor de umidade, tecnicamente recomendável para o trigo, será de 13% (treze por cento), sendo aplicados descontos comercias aos índices acima dessa umidade.

A Motomco, presente há 25 anos no Brasil, projetou os medidores de umidade para grãos que possuem a maior durabilidade e precisão do mundo. Contamos com uma linha de diferentes modelos de medidores, desenvolvidos para se adequarem às necessidades particulares de cada modalidade de plantio.

Conheça mais sobre como essas soluções tecnológicas podem transformar sua produção de trigo e valorizar a sua colheita. Entre em contato conosco.

Cadastre-se em
nossa Newsletter!

Curtiu o artigo? Compartilhe!