Laboratório de fiscalização: parceria entre Motomco, Aprosoja e IPEM-MT

Fiscalização

A Loc Solution | Motomco, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) e o Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) idealizaram e já deram início à criação do 1º laboratório de fiscalização de medidores de umidade.

O objetivo do novo espaço é totalmente destinado a certificar e normatizar a confiabilidade das informações que são calculadas pelos equipamentos medidores de umidade usados na comercialização de commodities. O foco é diferente do serviço prestado pelas Assistências Técnicas Autorizadas da marca Motomco, que atuam na manutenção preventiva e corretiva dos nossos aparelhos, como conserto, calibração e troca de peças.

Entenda o papel de cada organização

O App da MOTOMCO foi desenvolvido para facilitar o seu acesso à informação do seu equipamento e o atendimento do Help Desk com a fábrica e Assistência Técnica Autorizada. 

O objetivo do app da MOTOMCO é por meio da tecnologia Machine Learning diagnosticar e solucionar os possíveis problemas que o seu medidor de umidade pode apresentar antes mesmo de ocorrer. Este é um projeto em que você, cliente e parceiro MOTOMCO fazem parte integralmente. 

Aprosoja

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) é uma entidade representativa de classe sem fins lucrativos, constituída por produtores rurais ligados às culturas de soja e milho de Mato Grosso. O objetivo da associação é unir e valorizar a classe, o que já acontece por meio do projeto Classificador Legal, que em parceria com a Empresa O Classificador e com auxílio dos aparelhos da marca MOTOMCO, auxilia na intermediação da classificação de grãos para os produtores.

IPEM – MT

O Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso – IPEM/MT tem a finalidade de atuar no Estado de Mato Grosso desenvolvendo atividades relacionadas com a metrologia, a normalização, a conformidade e a certificação de produtos e serviços, sempre observando a legislação pertinente.

Fiscalização dos medidores de umidade

O IPEM/MT é o órgão que possui o credenciamento para um laboratório responsável pela fiscalização de aparelhos medidores de umidade, de acordo com a normativa 402 de 15 de agosto de 2013 e 104 de 12 de março de 2019.

Isso permite a abertura e a atuação de um laboratório para realizar o lacre e a verificação dos aparelhos que estão sendo utilizados no estado do Mato Grosso nas atividades de comercialização de grãos. A LOC SOLUTION  e a APROSOJA estão atuando em parceria para desenvolver e equipar este laboratório do IPEM e melhorar a qualidade dos grãos comercializados no país.

Quem é responsável pela assistência técnica da Motomco?

A Master Calibrações é a empresa responsável pela Assistência Técnica Autorizada da marca Motomco e Oficina Permissionária Inmetro. Isso significa que atuam na realização de reparos de medidores de umidade de grãos, além de outros serviços de manutenção preventiva, corretiva, adequação e calibração nos equipamentos. Por serem uma oficina permissionária, a equipe da Master Calibrações também possui autorização para reparar outros aparelhos com modelos aprovados Inmetro dentro dos padrões que são exigidos pela Regulamentação vigente. Com isso, são habilitados a inserir a selagem Inmetro de Aparelho Reparado.

Os aparelhos com modelos não aprovados pelo Inmetro também passam pela Master Calibrações, que podem sofrer algumas adequações para poderem estar em conformidade com a Portaria 104 de 12 março 2019, os quais chamamos de Retrofit*. Depois do trabalho realizado pela nossa assistência técnica autorizada, os equipamentos que foram adequados podem receber a selagem de Verificação Subsequente do Ipem-MT.  

Cadastre-se em
nossa Newsletter!

Curtiu o artigo? Compartilhe!