Perguntas Frequentes

Listamos abaixo as perguntas que recebemos com
grande frequência de nossos clientes e público.
O medidor de umidade de grãos é um aparelho de precisão composto por partes eletrônicas e mecânicas que, em seu conjunto, analisam uma massa de grãos e apresentam o resultado de umidade
O medidor de Umidade de grãos permitirá à sua empresa reduzir perdas por excesso de umidade, eliminará os prejuízos relacionados à análise, à demanda e ao recebimento dos diversos tipos de produtos, otimizar os processos de secagem, classificação, recebimento e beneficiamento com a redução de custos, garantindo, assim, a segurança jurídica e o atendimento à Portaria nº 402 de 15 de agosto de 2013 do Inmetro. 

A Portaria nº 402 torna o medidor do tipo Universal obsoleto, aprova o Regulamento Técnico Metrológico – RTM e determina que todas as empresas que utilizam medidor de umidade nas transações comerciais devem atender às especificações fixadas pelo Inmetro, passando, de acordo com cada etapa do regulamento, para um medidor de umidade de grãos eletrônico e homologado pelo Inmetro.
O equipamento utiliza as propriedades dielétricas dos grãos (capacitância) para realizar a análise de umidade. O processo de leitura dos aparelhos Motomco analisa a massa de grão como um todo, além de utilizar a temperatura real do grão para realizar a correção. O formato do seu copo de leitura compensa as diferentes granulometrias de um mesmo produto, maximizando a precisão da medição.
Primeiramente, você deve selecionar uma amostra do grão que deseja realizar a medição. Essa amostra deve ser limpa para que não contenha impurezas em seu conteúdo. Depois disso, pegue seu medidor de umidade Motomco e ligue-o conforme as instruções no visor. Selecione a curva de calibração referente ao grão desejado e siga as instruções de medição. Aguarde alguns instantes e o resultado estará disponível na tela.
A etapa de análise e classificação dos grãos é uma das últimas realizadas para comercialização e permite que o produtor e comprador conheçam bem o produto, de forma a garantir uma boa negociação. Os procedimentos devem ser realizados de acordo com as legislações e instruções normativas vigentes, a fim de garantir o padrão de qualidade da produção recebida.

Soja e milho, os principais grãos produzidos no Brasil, são classificados de acordo com grupo, classe e tipo. Essa classificação determina o padrão de qualidade mínimo para entrega conforme estabelecido em uma negociação, relaciona maior ou menor valor dos grãos para comercialização ou até mesmo desclassifica o lote de grãos, impossibilitando sua negociação para determinadas finalidades em caso de defeitos graves que não são aceitos. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a classificação vegetal é o ato de se determinar a qualidade de um produto mediante análises específicas e por comparação entre a amostra analisada e os padrões oficiais aprovados pelo Governo Federal. (BRASIL, 2000).
Deve-se destacar que o teor de umidade do grão é um dos principais critérios avaliados pelas tradings, cooperativas, cerealistas e armazéns que compram o produto. Cada ponto acima de 14% dá espaço para descontos praticados pelos compradores. Esses descontos serão aplicados sobre o peso total do produto entregue, já descontada a porcentagem de impurezas. A umidade tem sido motivo de dor de cabeça na fase de estocagem de grãos. Somente a boa colheita não determina o sucesso de uma safra, haja vista que o produto deve ser entregue nas condições ideais e com a melhor qualidade ao seu comprador final. O sucesso na produção de grãos depende também do armazenamento correto da produção. São necessárias providências no sentido de controlar com rigor os níveis de umidade.

Desde o início da estocagem, é importante que os grãos passem por um processo de secagem para que sejam guardados com a umidade devidamente controlada. A alta umidade é determinante no ataque de fungos, responsáveis pela formação de bolor e mofo. Esses elementos causam fermentação dos grãos, o que, em geral, resulta em grandes perdas quantitativas e, consequentemente, de dinheiro. Além dos fungos, as bactérias também são outro problema a ser evitado a fim de erradicar possíveis prejuízos.

O teor de umidade é um fator importante dentro da classificação de grãos. Por isso, é importante que o produtor rural saiba o momento certo de fazer a colheita, afinal, para atender mercados, é necessário que produtos como soja e milho estejam dentro dos padrões de umidade.

Para preservar a qualidade do grão, em geral, é desejável que a umidade atinja padrões entre 12% a 14%, conforme normas oficiais aprovadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Grãos com umidade superior a 14%  podem estar sujeitos a colheitadeiras mal reguladas durante o período de colheita, enquanto a umidade inferior a 12% pode resultar em maior sensibilidade à quebra dos grãos. Além disso, a carga estará sujeita a prejuízos durante o processo de precificação do grão. 

A Motomco é líder de mercado há 26 anos. No ano de 1996, quando iniciou sua carreira no Brasil, trouxe ao mercado o primeiro medidor de umidade para grãos digital. Desde então, a marca é referência em tecnologia e inovação na área de medição de umidade e controle de qualidade de grãos. Além disso, a Motomco é a única marca certificada internacionalmente pela United States Department of Agriculture (USDA), Canadian Grain Commission (CGC) e nacionalmente pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Por fim, todos os modelos de medidores de umidade da Motomco possuem o mesmo pacote de curvas de calibração e o mesmo princípio de funcionamento, garantindo repetibilidade e confiança nos resultados em qualquer modelo. 
Sim, é necessário realizar a classificação dos grãos e a devida limpeza da amostra para verificação do índice de umidade. Isso porque a umidade é o percentual de água encontrado na amostra do produto isento de matérias estranhas e impurezas (MEI). Dessa forma, tendo em vista que a produção fica exposta às adversidades climáticas na lavoura até o momento da colheita, é comum encontrarmos grãos com uma série de anormalidades nas etapas pós-colheita. Por isso, é de fundamental importância que a classificação dos grãos seja realizada antes do procedimento de medição de umidade.

Passo 1: Toque com o dedo a chave on/off por 3 segundos. Você escutará dois sinais sonoros (“beep“). Na primeira inicialização, o instrumento pede ao usuário para escolher o idioma desejado;

Passo 2: Toque na sua escolha, a opção selecionada ficará destacada em amarelo. Pressione “PRÓXIMO” para defini-lo como o idioma do sistema;

Passo 3: Digite o nome do usuário utilizando o teclado, depois clique em “SALVAR” e “PRÓXIMO”;

Passo 4: Em caso de erro de digitação, pressione “APAGAR” para deletar os caracteres;

Passo 5: Digite o nome da empresa à qual o medidor pertence depois clique em “SALVAR” para gravar. Verifique o nome e pressione “PRÓXIMO”. Essa informação será impressa no ticket e será enviada pela porta DB9 / USB.

ATENÇÃO: É importante escrever corretamente o nome da empresa, pois essa informação só poderá ser corrigida ou alterada pelo Help Desk da Fábrica Loc Solution.

Passo 6: Toque no padrão de curva desejado e depois clique em “PRÓXIMO”;

Passo 7: Navegue pelo texto do termo de uso utilizando a barra de rolagem lateral. Tendo lido e verificado os termos de aceite, clique em “PRÓXIMO”;

Passo 8: Escolha o grupo do grão desejado tocando no ícone de grão e a umidade adequada.

Modelos 919: 
Entre em contato com a Assistência Técnica Autorizada mais próxima.

Modelos 999:
Passo 1: Entre em contato com o Help Desk da fábrica para solicitar o arquivo de atualização;

Passo 2: Salve o arquivo fora de pastas em um pen drive; 

Passo 3: Acesse o seu equipamento e clique na engrenagem; 

Passo 4: Acesse o ícone de atualização; 

Passo 5: Certifique-se de que o pen drive esteja conectado na porta USB do equipamento; 

Passo 6: Espere aparecer o ícone verde de reconhecimento do USB; 

Passo 7: Clique em “ATUALIZAR SOFTWARE”;

Passo 8: Seu equipamento irá perguntar se você quer fazer a atualização de software e você deve confirmar. Ele finaliza a atualização e desliga; 

Passo 9: Reinicie seu equipamento.  

Modelos 919:
Entre em contato com o Help Desk para a atualização de software do seu equipamento.

Modelos 999:
Passo 1: Entre em conta
Passo 2: Salve o arquivo fora de pastas em um pen drive;
Passo 3: Acesse o seu equipamento e clique na engrenagem;
Passo 4: Acesse o ícone de atualização;
Passo 5: Certifique-se de que o pen drive esteja conectado na porta USB do equipamento;
Passo 6: Espere aparecer o ícone verde de reconhecimento do USB;
Passo 7: Clique em “ATUALIZAR AS CURVAS”;
Passo 8: Aguarde a finalização do processo de atualização. Depois, clique na “LUPA” para selecionar a curva desejada.

Passo 1: Clique na “LUPA”;
Passo 2: Nessa tela ficam as TOP 5 curvas utilizadas no equipamento.

Caso a curva desejada não esteja entre elas:

Passo 3: Clique em OUTROS.
Passo 4: Selecione a cultura e a curva desejada.

As Assistências Técnicas Autorizadas Motomco estão disponíveis durante todo o ano para realizar a calibração dos equipamentos. Para que a manutenção preventiva seja a melhor possível para o seu equipamento, você deve entrar em contato com a Filial mais próxima da Master Calibrações para que todas as instruções de envio sejam encaminhadas e direcionadas para o seu modelo de equipamento. Durante os meses de abril, maio, agosto, setembro, outubro e novembro, é possível agendar a calibração do seu medidor de umidade Motomco através de agendamento via e-mail agendamento@mastercalibracoes.com.br
A calibração do seu medidor de umidade Motomco tem um custo médio de R$580,00 a R$1.200,00, dependendo do modelo, ano de fabricação e estado de conservação do aparelho. 

A Garantia de Fabricação dos equipamentos da marca Motomco assegura que cada novo equipamento esteja livre de defeitos relacionados à montagem, matéria-prima, mão de obra e aos componentes do aparelho. Para usufruir a garantia de 5 anos, o medidor de umidade deve ser submetido à manutenção preventiva anual em uma assistência técnica autorizada. Ao enviar o aparelho para manutenção, coloque-o na caixa original, com todos os acessórios e envie para uma assistência técnica autorizada. Por fim, é importante se atentar às seguintes condições:

A garantia é automaticamente anulada se: 

a) O equipamento não for submetido à manutenção anual;
b) Houver remoção ou alteração do número de série ou dispositivo de vedação do equipamento.

A garantia não cobre: 

a) Danos por acidentes ou riscos naturais;
b) Danos por insetos ou roedores;
c) Custo da mão-de-obra, materiais, peças e ajustes necessários para a preparação da instalação de equipamentos;
d) Custo de envio para a manutenção anual;
e) Peças de reposição (mecânica ou eletrônica) em consequência de uso inadequado;
f) Falhas ou queima de componentes devido a problemas na rede elétrica;
g) Remoção, embalagem, transporte e garantia do equipamento para reparação. 

O App da Motomco foi desenvolvido para facilitar o seu acesso a informações do seu equipamento e facilitar o atendimento do Help Desk com a fábrica e Assistência Técnica Autorizada. O objetivo do App da Motomco é, por meio da tecnologia Machine Learning, diagnosticar e solucionar os possíveis problemas que o seu medidor de umidade pode apresentar antes que eles ocorram. Esse é um projeto em que você, cliente e parceiro Motomco, faz parte integralmente. 
O App da Motomco funciona por meio da comunicação do seu medidor de umidade com seu celular smartphone. Por meio dessa comunicação, você pode:
  • Inicializar seu aparelho;
  • Receber leituras de umidade por meio de comunicação Bluetooth* (para o modelo 999CP);
  • Receber leituras de umidade por meio de comunicação QRCODE;
  • Conferir os manuais de operação;
  • Solicitar atendimento técnico pelo Help Desk da Fábrica;
  • Solicitar o rastreamento do seu aparelho conforme última localização de inicialização* (este é um serviço que pode ser solicitado por meio dos canais de atendimento Help Desk).

Passo 1: Baixe o app da Motomco;

Passo 2: Realize o seu cadastro; 

Passo 3: Certifique-se de que o aparelho está com sinal de celular e localização ativada;

Passo 4: Clique em “HOME”;

Passo 5: Clique em “ATIVAÇÃO”;

Passo 6: Clique em “INICIAR SCANNER” e aponte o celular para o QR Code que aparece na tela do equipamento;

Passo 7: Digite o Código gerado e clique em “OK”.

O Help Desk da fábrica poderá solucionar desde dúvidas de operação até realizar um diagnóstico de um problema que o aparelho esteja apresentando. Sendo assim, você pode entrar em contato quando: 

  • Tiver dúvidas de operações de qualquer tipo;
  • Encontrar problemas durante a utilização do equipamento; 
  • Não souber como enviar o aparelho para manutenção em uma assistência técnica autorizada;
  • Receber um produto com defeito.

1 – É necessário um aparelho de geração compatível com gravação de histórico; (Modelos com ano fabricação posterior a 2017);

2 – Na tela de resultados, clique nas configurações (engrenagem);

3 – Clique no ícone “HISTÓRICO” e observe que na tela serão apresentadas as últimas 20 medições do instrumento;

4 – Para salvar as últimas 100.000 medições, coloque o pen drive formatado em padrão FAT32 na porta de comunicação USB posicionada na parte traseira do aparelho;

5 – Observe que o ícone do pen drive ficou verde na tela. Clique sobre esse ícone;

6 – Pressione “SIM” para salvar todo o histórico do aparelho e “NÃO” para salvar somente o resultado selecionado.

7 – Aguarde até o aparelho emitir dois sinais sonoros seguidos.

8 – Retire o pen drive e conecte ao seu computador para visualizar os resultados.

Os medidores de umidade de grãos da Motomco conseguem retirar de uma amostra as informações de umidade, peso, pH, temperatura, data, hora, placa e lote. 

Através da publicação no Diário Oficial da União de 19 de agosto de 2013, o Inmetro tornou válida a Portaria nº 402, de 15 de agosto de 2013, que aprova o Regulamento Técnico Metrológico – RTM e seu Anexo. Esse documento estabelece as condições mínimas de leitura direta em amostras estáticas que os medidores de grãos devem atender.

É importante ressaltar que o Regulamento se aplica somente aos medidores de umidade de grãos utilizados na determinação de umidade de grãos em transações comerciais e na fiscalização por parte dos órgãos competentes. empregado no controle realizado nos grãos mais relevantes economicamente, dentre eles: feijão, arroz, café, milho e soja. Em medidores de umidade de grãos não utilizados para fiscalização e transações comerciais, é preciso que a indicação ”não permitido para uso comercial” ou similar esteja marcada em seu corpo de maneira clara e visível.

O item “Requisitos Metrológicos” também é de fundamental importância, pois nele são definidos os erros máximos admissíveis para os medidores de umidade utilizados na classificação, compra e venda de grãos, sejam eles utilizados no campo ou em locais de recebimento, tais como armazéns, cooperativas, agroindústrias etc.

Erros máximos admissíveis (EMA) para Verificação Subsequente e Inspeção em função do tipo de grãos:

Os medidores de umidade de grãos, após 1º de outubro de 2017, devem atender aos requisitos do RTM, aprovado pela Portaria nº 402 de 15 de agosto de 2013. Além disso, devem ser submetidos ao controle legal pelo Inmetro, compreendendo a aprovação de modelo, a verificação inicial e as verificações subsequentes. (NR) (Alterado pela Portaria Inmetro número 70, de 28/03/2017). 

Os modelos devem passar pela Apreciação Técnica de Modelo – ATM, para receber o selo de verificação inicial do Inmetro. Nesse processo, são envolvidos testes de performance e qualidade.

Aplica-se preferencialmente aos medidores de umidade de grãos utilizados na determinação de umidade de grãos em transações comerciais e na fiscalização por parte dos órgãos competentes. O principal objetivo foi promover maior confiabilidade e transparência no processo de compra e venda de grãos. É importante ressaltar que este Regulamento aplica-se ao controle realizado nos grãos mais relevantes economicamente, dentre eles: feijão, arroz, café, milho e soja.

A verificação subsequente dos medidores de umidade é a verificação anual feita pelos órgãos RBMLQ-I (Ipems regionais) na qual é feita a comparação das medições de grãos entre o aparelho em uso e um aparelho standard de posse do fiscal do IPEM. Essa verificação pode ocorrer à campo de forma passiva, ou de forma ativa fazendo o agendamento com o IPEM mais próximo para ter o selo e lacres de verificação subsequente atualizados.

Além disso, todo instrumento de medição com modelo aprovado ou em conformidade com a Portaria nº 104 de 12 de março de 2019 que sofreu reparos após ter sido colocado em uso no local da instalação, estará sujeito a verificação subsequente periódica dos órgãos integrantes da RBMLQ-I (Ipems), conforme previsto na regulamentação técnica metrológica aplicável à categoria específica do instrumento. 

Segundo a Portaria nº 104 de 12 de março de 2019, os medidores de umidade de grãos em utilização que não tenham modelos aprovados poderão continuar em uso até os prazos estabelecidos no Quadro I, desde que sejam submetidos às verificações subsequentes a partir de 1º de setembro de 2019 e estejam dentro dos erros máximos admissíveis de acordo com o Regulamento Técnico Metrológico (RTM). Tais condições não se aplicam aos medidores universais citados no art. 4° da mesma portaria. 

Para identificar se o seu equipamento se enquadra, utilize essa tabela de referência: 

Fonte: Portaria nº 104, de 12 de março de 2019

Não. A partir de 20/02/2017, os instrumentos que não atendem os requisitos da Portaria 402 de 15 de agosto de 2013, não podem mais ser utilizados em transações comerciais de grãos. Todavia, eles poderão ser utilizados em operações internas do processo produtivo, que não envolvam descontos ou valorização monetária de qualquer natureza. Podemos citar como exemplo a utilização em casa de máquinas para acompanhamento de secagem dos grãos.

A Master calibrações é a assistência técnica autorizada dos medidores de umidade Motomco e permissionária Inmetro para verificação dos equipamentos selados.  Contamos com 5 unidades, sendo elas:  

Curitiba – PR (Matriz)
Avenida Toaldo Túlio, 1567 Bairro: Santa Felicidade, CEP: 81.320-010.
CNPJ: 17.852.946/0001-89
Estadual: 90810700-48
Telefone: (41) 3121-3253
Celular/Whatsapp: (41) 99871-1166
E-mail: adm.pr@mastercalibracoes.com.br

Cuiabá – MT
Rua João Felix n° 323, Bairro: Baú, CEP: 78.008-435.
CNPJ: 17.852.946/0002-60
Estadual: 13.776.926-1
Telefone: (65) 3028-6751
Celular/Whatsapp: (65) 99624-3747
E-mail: adm.mt@mastercalibracoes.com.br

Goiânia – GO
Av. T6 n° 427, Bairro: Setor Bueno, CEP: 74.210-300.
CNPJ: 17.852.946/0004-21
Estadual: 10.771.085-4
Telefone: (62) 3932-1282
Celular/Whatsapp: (62) 98288-1400
E-mail: adm.go@mastercalibracoes.com.br

Porto Alegre – RS
Av. Amazonas n° 846, Salas 201/202, Bairro: São Geraldo, CEP: 90.240-541.
CNPJ: 17.852.946/0003-40
Estadual: 096/3791346
Telefone: (51) 3058-4938
Celular/Whatsapp: (51) 98051-8231
E-mail: adm.rs@mastercalibracoes.com.br

Dourados – MS
Rua Hayel Bon Faker, 1410-B, Sala 01, Bairro: Jardim Água Boa, CEP: 79.811-100.
CNPJ: 17.852.946/0005-02
Telefone: (67)3038-3387
Celular/Whatsapp: (67) 99908-7929
E-mail: adm.ms@mastercalibracoes.com.br

O Programa de Locação de Medidores de Umidade da marca Motomco é a melhor opção de investimento em aparelhos de precisão para equipar de forma segura e rápida unidades armazenadoras, laboratórios, fazendas etc. Para fazer parte, você deve contatar nossa equipe comercial e verificar as condições de prazos de vigência do contrato, bem como os valores de mensalidade. É importante ressaltar que os contratos podem variar de 12 a 60 meses, e o valor da mensalidade varia de acordo com o modelo e vigência escolhidos. 
Quando se faz parte do programa de locação de medidores de umidade, é de responsabilidade do LOCADOR a manutenção e calibração dos aparelhos em uso. Além disso, o LOCATÁRIO economiza ao contratar a locação dos medidores de umidade Motomco, pois pode transformar um capital imobilizado em custo fixo. 

1. Entrar em contato com o Help Desk da fábrica.
2. Verificar a utilização da mesma curva de produto e versão do software e pacote de curvas entre os equipamentos.
3. Identificar qual aparelho ou metodologia de referência está sendo feito o comparativo (outro marca medidor / CA50 destilador / Estufa).
4. Atualizar os dois aparelhos.

O Certificado de Calibração do medidor de umidade de grãos é válido somente por 1 ano. Por ser um equipamento de alta precisão, deve ser aferido anualmente.
Primeiramente, entre em contato com o Help Desk da Motomco. Nossa equipe está à disposição para encontrar soluções para o seu problema.
Não. No entanto, por se tratar de um equipamento de precisão, a garantia de 5 anos oferecida pela fábrica da Motomco é exclusiva para defeitos de fabricação ou peças e só é válida quando as manutenções anuais são realizadas em uma assistência técnica autorizada.

Atualmente, os medidores de umidade Motomco utilizam o volume como dimensão da amostra. Sendo assim, dependendo da cultura e do seu peso hectolitro, o tamanho da amostra pode variar até o necessário para preencher o volume da célula de descarga do aparelho. 

Além disso, tendo em vista as diferenças de operação entre os modelos de medidores, os aparelhos não utilizam o mesmo tamanho de amostra, apresentando diferenças significativas entre os equipamentos semiautomáticos e automáticos. Por fim, deve-se utilizar uma amostra com, em média, 200g a 250g como referência.

O medidor de umidade 999ESI foi desenvolvido conforme os pré requisitos da Portaria nº 402 de 15 de agosto de 2013, a qual, por meio dos Requisitos Técnicos Metrológicos, solicita que todos os modelos homologados devem garantir que:

“6.1.4 Nenhuma das grandezas de medição pode ter a influência do operador durante o processo de medição. 

6.1.5 A quantidade de grãos necessária para a realização de uma medição deve ser monitorada automaticamente pelo medidor.”

À vista disso, com o modelo 999ESI, não é necessário pesar a amostra antes da medição. Além disso, sua operação é de fácil execução a fim de garantir que a amostra não seja manipulada durante o procedimento. Ao manipular a amostra, o operador deve somente completar o funil até que o equipamento a reconheça. Por isso, em comparação com outros modelos, ele pode solicitar uma quantidade maior de amostra para completar a leitura dos sensores de presença. 

Você deve entrar em contato com o atendimento Help Desk da Fábrica Loc Solution e apresentar a Nota Fiscal de Compra do seu medidor. Assim, você poderá definir qual o prazo máximo para ativação.

Por meio da inicialização do medidor pelo aplicativo, podemos rastrear via GPS o seu medidor para a sua segurança. Além disso, é possível rastrear dados de software, hardware, curvas de calibração e identificação da célula de medição. Todas essas informações são criptografadas e estão dentro da Política de Privacidade da LGPD, visando a proteção das suas informações pessoais. Por fim, seus dados de medição de umidade não são compartilhados e acessados por nós, uma vez que eles são de sua propriedade.
A Loc Solution | Motomco já auxiliou diversos clientes e órgãos governamentais responsáveis pela segurança da população a recuperarem seus aparelhos que haviam sido furtados ou perdidos por meio do rastreio da última ativação do medidor. Portanto, o App pode ser considerado um rastreador do seu medidor de umidade. 
O Método de medição aplicado nos medidores de umidade da Motomco é o de comparação com a estufa conforme portaria de aprovação do Inmetro. Os destiladores utilizam uma maneira diferente para a medição, a qual não foi homologada. Por isso, de maneira clara e transparente, os equipamentos medidores de umidade da Motomco devem sempre ser comparados com os métodos corretos com validade nacional e internacional.
É realizada em instrumentos novos antes de serem comercializados, geralmente, nas dependências do fabricante. O instrumento é submetido aos seguintes procedimentos: exame de conformidade de modelo aprovado; ensaio de medição; aposição das marcas de verificação e de selagem. Além disso, é cobrada taxa dos serviços metrológicos.

Ela é aplicada em instrumentos de medição que estão em uso no comércio, indústria e serviços, ou seja, em locais onde os aparelhos estiverem instalados. A validade da verificação é determinada anos após a expiração do ano calendário no qual o instrumento foi verificado pela última vez. Sua periodicidade, em geral, é de um ano. A verificação consiste em procedimentos de exame visual; ensaio de medição e aposição das marcas de verificação e de selagem. Além disso, é cobrada taxa dos serviços metrológicos.

O Instituto de Pesos e Medidas (IPEM) da sua região é o responsável por realizar a verificação subsequente dos medidores de umidade de grãos. Essa verificação pode ser pró-ativa, em que você envia o seu medidor anualmente para eles realizarem a verificação, ou reativa, em que eles irão sem aviso prévio fazer a verificação em campo.
A verificação após reparo pode ser realizada a qualquer momento. Ela ocorre a pedido do usuário, após reparo de instrumento reprovado em verificação anterior ou nos casos em que haja obliteração (destruição total ou parcial) da Marca de Verificação. O instrumento é submetido aos mesmos procedimentos exigidos para verificação subsequente. Além disso, é cobrada taxa dos serviços metrológicos.
É uma rotina fiscal que pode ser executada em conjunto a verificação subsequente e verificação eventual ou a qualquer momento (Ação Fiscal Exclusiva), quando motivada por reclamação de consumidor ou iniciativa do próprio Ipem-ES. O instrumento é submetido aos mesmos procedimentos exigidos para verificação subsequente, porém não é cobrada taxa de serviços metrológicos. O principal objetivo dessa ação fiscalizadora é fazer com que as irregularidades encontradas sejam corrigidas. Para tanto, o instrumento irregular é interditado ou apreendido, sendo que o responsável é notificado/autuado.
Entre em contato com o Suporte Remoto da Fábrica e solicite para que seja alterada esta configuração. É importante lembrar que, para a locação de aparelhos, os prazos são pré-definidos em contrato e não podem ser alterados. Já para clientes finais, o período máximo é de 365 dias.

Preparamos um artigo bem detalhado sobre isso. Clique aqui para acessá-lo.