Você sabia que a umidade influencia na qualidade do algodão, desde a safra até o tecido?

Img 20230610 145137

O algodão é uma fibra têxtil que muda suas características em função das condições do ambiente. Umidade e temperatura são alguns dos fatores que influenciam bastante na qualidade do algodão. Por isso a umidade e a temperatura precisam ser controladas durante todo o processo.

Caso o ambiente esteja seco e quente, os fios de algodão liberam umidade e se rompem. Mas, caso o ambiente esteja frio e úmido, os fios absorvem a umidade e perdem a consistência mínima. Por isso, a seguir, mostraremos onde há maior controle para a qualidade dos fios. Confira.

1. PEGADA E GANHO DE FIBRAS DE ALGODÃO
O controle adequado da umidade começa durante o período de colheita. Em áreas onde o algodão é colhido com a umidade do orvalho da manhã, o
vai pesar mais durante a venda.
O algodão colhido com teor excessivo de umidade também corre o risco de perder qualidade durante as operações de armazenamento.
Depois de introduzido na unidade de descaroçamento, o algodão é submetido à remoção de resíduos que não contenham fiapos, como o lixo. Devido ao alto teor de umidade, a planta de descaroçamento operará de forma ineficiente, aumentando os custos de energia e prejudicando a qualidade da fibra e consequentemente reduzindo o valor econômico da fibra descaroçada.

Imagem1 1

2. PROCESSAMENTO
Existe o risco de danificar as fibras, mesmo durante o processamento. A prática padrão em toda a indústria têxtil é que os fardos dentro de um depósito sejam abertos e equilibrados antes de serem processados.
O controle adequado das condições ambientais durante o processamento é importante para o processamento eficaz e eficiente da fibra de algodão. À medida que o teor de umidade do algodão diminui, a fibra se torna mais quebradiça e sujeita a danos durante o processamento.

Imagem2

3. TINTURA E ACABAMENTO
O tingimento e o ACABAMENTO podem ser afetados pelo controle insuficiente da umidade da fibra. Mudanças de cor devido ao controle inadequado de umidade em algodão caroço e fiapo descaroçado ainda podem causar variação de tonalidade no tecido final tingido e acabado. Essas diferenças de cor podem não ser notadas até depois do tingimento e acabamento e podem levar a reclamações contra os fornecedores.

Imagem3

Além de sua cor original branca, o algodão também pode ser plantado em outros tons, como marrom e verde, por exemplo. As colorações que variam entre o bege, o caqui e o marrom vêm de variedades que já eram usadas pelos incas, africanos, árabes e australianos há 4.500 anos. Há registros, ainda, de espécies de cores verde, roxa, vermelha, cinza, rosa e azul.

Além das roupas
Além de ser muito usado na indústria têxtil, a variedade em caroço de algodão é usada na produção de óleo comestível, biodiesel e em misturas para rações animais e adubos. O óleo pode ser utilizado no preparo de saladas, maioneses, molhos e frituras, além de servir como lubrificante e ingrediente de margarinas, biscoitos, cosméticos, remédios, sabões e graxas.

Veja outros produtos que podem ser feitos a partir do algodão:
– Redes de pesca;
– Fios e linhas;
– Ração animal;
– Dinheiro;
– Sabão;
– Papéis;
– Coador de café;
– Cosméticos;
– Fitas adesivas.

Para maiores informações acessar a fonte de informações acidadeon e genyomalhas.

Cadastre-se em
nossa Newsletter!

Curtiu o artigo? Compartilhe!