Você sabe se o seu medidor de umidade de grãos está obsoleto?

Eqobs

Devido ao grande número de aparelhos já comercializados no mercado, o Inmetro determinou o prazo máximo permitido para uso em  transações comerciais. A Portaria nº 104, de 12 de março de 2019 determina portanto que após 1º de outubro de 2017, os medidores de umidade de grãos passaram a atender aos requisitos do Regulamento Técnico Metrológico (RTM) aprovado pela Portaria nº 402/2013 do Inmetro.

Isto significa que os medidores de umidade de grãos em utilização, que não tenham modelos aprovados, poderão continuar em uso até os prazos estabelecidos desde que sejam submetidos às verificações subsequentes a partir de  1º de setembro de 2019  conforme o  RTM.

“Até pouco tempo, a Instrução Normativa 402/2013 do Inmetro estabelecia que o fabricante deveria manter as peças de reposição por 10 anos, mas muitos aparelhos têm vida mais longa.  Temos aparelhos que duram 15 anos e funcionam muito bem,  o que depende muito da forma como é usado e se foram feitas as manutenções necessárias”, explica a diretora Comercial e de Marketing da LocSolution, Manoella Rodrigues da Silva.

Diante deste cenário, a primeira pergunta que se faz é “Até quando posso utilizar meu medidor atual?”. E por isso, a MOTOMCO | LOC SOLUTION disponibilizou a Tabela abaixo a qual faz a referência de todos os modelos de equipamentos já fabricados com a marca Motomco, seu ano de fabricação, número de série e o prazo máximo de utilização na comercialização de grãos. 


Baixar Tabela de Obsolência

Cadastre-se em
nossa Newsletter!

Curtiu o artigo? Compartilhe!