Guia mostra todas as etapas para uma boa armazenagem de grãos

Motomco Divulgacao 1 1

Qual a importância e os benefícios da armazenagem de grãos? Quais os tipos de silos mais adequados para a sua produção? Essas, entre outras respostas, poderão ser encontradas no Guia da Armazenagem e Classificação de Grãos, desenvolvido pela LocSolution, empresa paranaense que detém a marca Motomco de medidores de umidade de grãos. O material se destina a produtores rurais, cooperativas, tradings compradoras de grãos, laboratórios medidores de umidade entre outros.

Disponibilizado gratuitamente, o guia aborda todas as etapas do pós-colheita até o período de armazenagem, elencando a importância de cada procedimento e expondo, por fim, qual o segredo para lucrar mais com a safra de grãos. Já que no Brasil as perdas entre a colheita e o armazenamento chegam a 15%.

Um dos benefícios do armazenamento correto da produção é poder dispor dos grãos num momento em que a venda se mostra mais vantajosa, com melhor preço.

Neste guia eletrônico, será possível conhecer as técnicas da armazenagem, que consistem em preservar os grãos, mantendo todas as suas características desde a colheita até a comercialização. Ou seja, para manter a qualidade, o grão precisa passar pela etapa de classificação e controle de umidade.

Nesta etapa, são analisados o peso e a porcentagem de matérias estranhas e impurezas encontradas, além de medir o controle de umidade do grão, que é um dos critérios fundamentais para atestar a qualidade final da amostra. O teor de umidade da soja, por exemplo, deve ficar entre 12% e 14%.

“Todas essas informações estão detalhadas neste guia e serão de grande utilidade para aqueles que trabalham com grãos”, afirma Fernanda Rodrigues da Silva, da área de atendimento ao cliente da LocSolution.

Segundo ela, o guia vai ajudar nos principais pontos da armazenagem de maneira simples e objetiva. “Tanto o produtor quanto os estabelecimentos que comercializam grãos terão informações essenciais para a armazenagem”, informa Fernanda.

Entre os assuntos tratados no guia, vale destacar a importância e os benefícios da armazenagem para o produtor e para a economia do País; quais os silos mais utilizados na armazenagem; como é feita a classificação de grãos, quais os tipos de secagem; como obter maior lucro com a armazenagem; como fazer o controle de umidade e quais os modelos de medidores de umidade de grãos da Motomco.

O guia traz ainda alguns modelos de medidores de umidade de grãos, sendo um deles bastante utilizado por produtores rurais e um outro usado mais pelas cooperativas, tradings, entre outros estabelecimentos compradores de grãos.

A gerente Fernanda Rodrigues destaca os modelos 999CP desenvolvido para atender as demandas do produtor rural. O aparelho é leve, portátil e extremamente preciso, de modo que as tomadas de decisão no campo, bem como o ponto certo da colheita, possam ser realizados com segurança. O outro modelo é 999ESI totalmente automático e aprovado pelo INMETRO.

“Investir na armazenagem adequada prolonga o tempo de venda de produtos de qualidade para o mercado interno e externo, possibilitando um maior valor da carga”, observa Fernanda.

Para receber gratuitamente o Guia da Armazenagem e Classificação de Grãos entre em contato pelo (41) 3241-4141 site https://motomco.com.br/

Cadastre-se em
nossa Newsletter!

Curtiu o artigo? Compartilhe!